Principal Chatwoot 101 Como configurar um canal do WhatsApp usando a API do Whatsapp Cloud

Como configurar um canal do WhatsApp usando a API do Whatsapp Cloud

Última atualização em May 08, 2025

Você pode gerenciar as conversas da sua conta comercial do WhatsApp pelo Chatwoot. Para configurá-lo, você tem duas opções para escolher seu provedor:

  1. API do WhatsApp Cloud

  2. Twilio

Explicaremos todos os procedimentos neste guia.

Pré-requisitos

  1. Você precisa de uma conta de desenvolvedor Meta para configurar a API do WhatsApp. Se você ainda não possui uma conta de desenvolvedor, clique aqui para criar uma antes de prosseguir.

  2. Um número de telefone válido

Usando a API do Whatsapp Cloud

A API do WhatsApp Cloud está disponível para todas as empresas e desenvolvedores individuais. Como está hospedada na infraestrutura de nuvem da Meta, você não precisa mais usar provedores terceirizados como Twilio, Zendesk, 360Dialog ou MessageBird ( Provedores de Soluções Empresariais ) para hospedar sua API do WhatsApp Business.

Configure seu Perfil Comercial

Crie um perfil comercial profissional no WhatsApp com o nome, a descrição e as informações de contato da sua empresa. Um perfil bem elaborado ajuda os clientes a reconhecer e confiar na sua marca ao interagir com você.

Entre em https://business.facebook.com e clique no botão criar portfólio no menu suspenso em Início

Preencha todos os campos obrigatórios para configurar seu portfólio de negócios.

Depois de criar seu portfólio de negócios, é hora de criar seu aplicativo do Facebook.

Configure seu aplicativo do Facebook

Entre em https://developers.facebook.com/ e clique no botão Criar aplicativo .

Preencha os campos obrigatórios

Clique em "Outro" nas opções

Selecione "Negócios" como seu tipo de aplicativo

Insira seu endereço de e-mail de contato e escolha seu portfólio de negócios no menu suspenso.

Adicione o Whatsapp ao seu aplicativo

Após criar seu aplicativo, você será direcionado para o painel do aplicativo. Lá, clique em "Adicionar Produto" e escolha WhatsApp na lista de produtos disponíveis.

Clique no botão "Configurar" para o WhatsApp

Observação: antes de prosseguir, verifique sua empresa com o Meta. Você precisará enviar a documentação para verificação, necessária para acesso total à API.

Configurar um token de acesso permanente à API do WhatsApp Cloud

Você precisará criar um usuário do sistema e gerar um token permanente para manter acesso seguro e ininterrupto.

Entre na sua conta de desenvolvedor do Facebook, selecione seu aplicativo WhatsApp e navegue até a página de configurações comerciais .

Clique em "Usuários do sistema" e adicione um novo usuário do sistema com a função Admin

Clique no botão "Adicionar ativos", selecione o nome do seu aplicativo, escolha a opção "Controle total" e clique em "Atribuir ativos".

Retorne à página de usuários do sistema , selecione o usuário do sistema recém-criado na lista e clique no botão " Gerar novo token ".

Selecione seu aplicativo no menu suspenso

Selecione estes três níveis de permissão para seu token:

  • whatsapp_business_gerenciar_eventos

  • gerenciamento_de_negócios_do_whatsapp

  • mensagens_empresariais_do_whatsapp

Copie e salve seu token

Configurar a API do WhatsApp Cloud

Para criar uma nova conta empresarial no Meta, selecione " Criar uma conta empresarial " no menu suspenso. Se você já possui uma conta empresarial, pode selecioná-la entre as opções existentes. Selecionei " Criar uma conta empresarial ". Clique no botão " Continuar " .

Cole seu token permanente aqui

Adicione seu número de telefone pronto para produção

Observação : o Meta exige um número de telefone verificado para configurar a API do WhatsApp. Você pode verificar seu número usando uma OTP (senha de uso único).

Depois de adicionar e verificar seu número de telefone, o próximo passo é configurar um webhook para receber mensagens de entrada.

Conectando sua conta do Chatwoot

Vamos conectar sua conta do Chatwoot com sua API do WhatsApp Cloud

Copie o ID do seu número de telefone do WhatsApp e o ID da conta comercial desta seção

Entre na sua conta do Chatwoot, vá em Ajustes > Caixa de entrada e selecione o canal WhatsApp

Insira seu número de telefone, ID do número de telefone e ID comercial da configuração da API do WhatsApp

Adicione membros da equipe à sua caixa de entrada do WhatsApp

Copie o URL do webhook e o token de verificação do webhook fornecidos aqui

Configure seu Webhook

Precisamos configurar o webhook do WhatsApp para receber mensagens de clientes enviadas para o seu número comercial.

Entre na sua conta de desenvolvedor do Facebook e navegue até WhatsApp > Configuração

Cole a URL do seu webhook do Chatwoot e o token de verificação aqui e clique em "Verificar e salvar".

Configure permissões de webhook assinando mensagens

Pronto! Pronto! Agora você pode começar a enviar mensagens do WhatsApp pelo Chatwoot.

Perguntas frequentes

Como configurar vários números em um único aplicativo do Facebook?

O aplicativo do Facebook permite a configuração de apenas um endpoint de Webhook. Portanto, crie caixas de entrada no Chatwoot para todos os números, conforme necessário. Você precisará configurar a URL do Webhook fornecida para apenas uma dessas caixas de entrada no aplicativo do Facebook para que todas as outras caixas de entrada funcionem.

Que tipos de modelos do Whatsapp são suportados pelo Chatwoot?

No momento, o Chatwoot suporta apenas modelos baseados em texto. Se o seu modelo tiver cabeçalhos de mídia ou componentes personalizados, como botões, formulários, etc., eles não serão exibidos no seletor de modelos do Chatwoot.

Quais são os tipos de mídia suportados?